quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Como fazer uma boa redação no Enem em 6 passos:

1) Leitura do enunciado
Fique atento ao tema e procure identificar o que a banca espera da sua redação quando propõe o assunto em questão. A sugestão da professora é ler com muita atenção o enunciado do começo ao fim para que você esteja apto a identificar o tema.
 
2) Identificação do tema
Não adianta você analisar rapidamente os textos que são fornecidos e sair escrevendo as primeiras ideias que surgirem. A professora destaca que quanto mais rápido o tema for identificado mais tempo para desenvolver os argumentos você terá.
 
3) Leitura do texto de apoio
Nesta etapa, a professora sugere que o aluno faça uma leitura direcionada do texto base fornecido verificando o encaminhamento da banca, ou seja, identificar a partir dos textos propostos o que ela espera do seu texto.
 
4) Identificação de palavras chaves
Quando o aluno identifica quais são os principais temas e as palavras-chave dos textos propostos fica muito mais fácil desenvolver a redação. Assim ele não corre o risco de fugir do tema proposto, um dos pontos que desclassifica uma redação.
 
5) Montagem do texto
Depois de organizar as ideias, decidir os argumentos e teses que serão usados está na hora de montar o texto. Não se esqueça de que a sua redação deve obedecer as normas de um texto dissertativo, as suas ideias não podem aparecer escritas na 1ª pessoa do singular.
 
6) Solução
Se o tema proposto pela banca for uma pergunta ou um problema o candidato deve propor uma solução. A melhor maneira de fazer isso é sempre sugerir medidas adequadas à realidade.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário